O ano era 1958. Aos 14 anos, Kenneth Swanvall foi ao estádio Rasunda com o pai e o avô para torcer pelo primeiro título da Suécia na Copa do Mundo. A taça não veio. Era a vez de o Brasil sorrir na Europa. Apesar da tristeza, o jovem sueco ficou impressionado com o futebol apresentado por Pelé, Garrincha e cia. E disse a si mesmo: "Um dia, vou conhecer o palco principal onde jogam esses monstros”, como apelidou os jogadores brasileiros. A espera durou 52 anos, mas ele, enfim, chegou ao Maracanã.
turistas suecos
Ao entrar, no entanto, viu que a história estava caindo diante de seus olhos. Swanvall soube que o local estava em obras apenas quando desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com sua esposa, Kristin, e foi informado pela guia turística, Françoise Sztajn. Mas se engana quem pensa que o agora senhor de 66 anos desistiu do sonho. Ele foi, sim, ao que chama de “eterno maior do mundo”, brilhou os olhos ao sair do elevador e, do alto da tribuna, enxergou o gigante adormecido pelas mãos de operários, que iniciaram a etapa de demolição do anel superior nessa segunda-feira. A conclusão saiu em tom de admiração:
- É incrível! Eu não me importo que esteja assim. Sonhei a minha vida inteira em conhecer o Maracanã. O poder que esse estádio tem é impressionante. Independentemente das obras, eu queria vir aqui de qualquer jeito. Valeu a pena - disse o sueco, que sabe, de cabeça, a escalação de Brasil e Suécia na final da Copa de 1958.
Assim como Swanvall, muitos turistas continuam indo ao Maracanã, apesar das obras para a Copa do Mundo de 2014, que precisam construir uma arquibancada única para atender às exigências de visibilidade da Fifa. No período de janeiro a novembro de 2010, o número de visitantes chegou a 180 mil e superou o total de todo o ano de 2009, quando 160 mil pessoas foram ao estádio. Há cerca de um mês e meio, no entanto, não é mais possível fazer o caminho da entrada pelo vestiário, passando pelo túnel e chegando ao gramado, o que frustrou alguns apaixonados por futebol.
Etapas da demolição do Maracanã até agora:* Sondagem (estudo do solo)
* Retirada das cadeiras
* Demolição do anel inferior
* Demolição de 80% das rampas de acesso, os "bigodes"
* Demolição do anel superior
Nenhum comentário:
Postar um comentário